O Kung-fu é uma luta de origem chinesa, que existe há pelo menos 1.500 anos, e que foi criada inicialmente para defesa, contra animais e oponentes em guerras. Seus movimentos costumam serem inspirados nos movimentos de defesa e ataque de animais, como o louva-a-deus, tigre, garça etc.
Na China há templos exclusivamente dedicados a formar lutadores, onde os lutadores iniciam ainda crianças. Mundo afora a arte foi difundida em academias de kung-fu, e por intermédio do cinema, com atores como Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li.
As técnicas de kung-fu são orientadas principalmente para a defesa pessoal. Busca-se o equilíbrio entre a mente e o corpo e a concentração, o que possibilita melhor percepção e, consequentemente, melhor uso e precisão da força empregada nos golpes. Podem ser empregadas armas (bastões, facas, espadas) ou apenas as mãos livres.
Feito nosso resumo desta arte marcial milenar, trazemos agora um ensaio externo inspirado na luta, feito com a Melissa Corrêa, que atualmente é faixa preta da academia Shaolin de Botucatu. As fotos foram tiradas na região da usina da indiana, em Botucatu/SP, cenário natural que remete às origens desta arte, que se inspira na natureza para compor seus movimentos. Neste ensaio, além dos movimentos de mão livre, foram feitas fotografias utilizando espadas.