O Coringa (Joker, no original americano) é o principal vilão do personagem Batman. Surgiu na primeira edição do quadrinho, e era um criminoso vestido de palhaço que matava usando uma substância que deixava um sorriso no rosto de suas vítimas. Foi inspirado no livro “O Homem que Ri”, de Victor Hugo (também autor de Os Miseráveis).
O cosplay da Layla Contessotto, modelo deste ensaio, é feito com base no filme “Joker”, protagonizado pelo ator Joaquim Phoenix. Na origem mais aceita do personagem, contada em “A Piada Mortal” e adaptada no filme, Arthur Fleck era um comediante mal sucedido que se tornou capanga da máfia que, num roubo a uma fábrica de baralhos, é perseguido pelo Batman e acaba caindo num tonel de produtos químicos que afetam seus cabelos e rosto, além de seu psicológico, dando a ele a aparência permanente de um palhaço.
Como curiosidades, neste filme o figurino do Coringa foi inspirado em outro palhaço, esse um assassino de verdade: Pogo, pseudônimo artístico de John Wayne Gacy, executado com injeção letal por assassinar 33 garotos nos Estados Unidos nos anos 1970.